terça-feira, 21 de junho de 2011
Reabertura e modernização do Ramal Pampilhosa – Figueira da Foz
A linha, com cerca de 50 quilómetros, liga o concelho da Mealhada ao da Figueira da Foz, com passagem por Cantanhede e Montemor-o-Velho, tendo sido encerrada em Janeiro de 2009, por questões relacionadas com a segurança da circulação de comboios.
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego está verdadeiramente empenhada neste assunto no que é acompanhada pelos presidentes das várias Juntas de Freguesia dos concelhos atravessados por aquela ferrovia. Partidos como o PSD, o Bloco de Esquerda, o PCP e ainda o PNR e o MPT, também defendem a requalificação da linha, cujo investimento de 18,3 milhões de euros está suspenso devido ao PEC III.
O ramal é fundamental para a criação do eixo Oeste-Beira Alta. é uma linha que tem um efeito estruturante na rede nacional, sobretudo do ponto de vista logístico, e que tem implicações na forma de como se pode explorar de uma forma completamente eficiente a rede ferroviária, nomeadamente na logística entre Lisboa e a fronteira de Vilar Formoso.
É uma linha que tem um efeito fundamental na rede nacional, sobretudo do ponto de vista logístico, e que tem implicações na forma de como se pode explorar de uma forma completamente eficiente a rede ferroviária.
O Ramal essencial para muita gente que trabalha e estuda em localidades por ele servidas, pode também servir para transporte de mercadorias, sendo de equacionar a sua ligação ao porto da Figueira da Foz
Horários das composições adequados às necessidades dos utentes, podem rentabilizar esta linha que é estrutural e estruturante para o desenvolvimento da região por ela servida.
O PNR defende modernização deste ramal e inicio imediato das obras necessárias à sua reabertura. Basta de prejudicarem quem mais necessita, para beneficiarem interesses obscuros ou o lucro desmedido.
Etiquetas:
Cantanhede,
Figueira da Foz,
Pampilhosa,
Ramal Pampilhosa Figueira da Foz
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário