domingo, 5 de agosto de 2012

Apontamento semanal | 3 de Agosto

> PERSEGUIÇÃO POLÍTICA <

> É isto é a tal “liberdade” e “tolerância”? Alemã afastada por supostas ligações à extrema-direita. A remadora Nadja Drygalla, da Alemanha, deixou a aldeia olímpica de Londres, anunciou, esta sexta-feira o comité olímpico daquele país, após o nome do companheiro da atleta ter sido envolvido numa reportagem sobre a extrema-direita. Nadja Drygalla, que fez parte da tripulação germânica de shell de oito que falhou o apuramento para a final, optou por deixar a aldeia olímpica para não provocar mal-estar na comitiva.

Dá para acreditar?! Tantas campanhas sobre “Respect” mas quando se trata de Nacionalismo, até uma relação de namoro justifica a perseguição política.

Uma atleta que, como os demais, vive sobretudo para estes momentos de glória, vê o seu empenho e o sonho, deitados por água-abaixo devido a um ambiente de pura caça política a que não escapa sequer a um relacionamento. Será isto o tão propalado “Respect”?

Já há dias uma atleta grega se viu perseguida na sua liberdade de expressão por ter proferido inconveniências face aos cânones do mundialismo. É a sistemática caça a todos os que, directa ou indirectamente, ousam enfrentar a ordem mundial imposta. Teriam esses senhores do Comité Olímpico a coragem necessária para, ao menos, torcer o nariz à Coreia do Norte, à China ou aos países que fazem as suas atletas correr vestidas da cabeça aos pés?

> JUSTIÇA SOCIAL <

> Alastra a pobreza… O alerta é feito pelo presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza na Europa, Sérgio Aires. “(…) uma parte substancial da população portuguesa, mais de 50% provavelmente, está em situação de risco de pobreza ou em situação de grande vulnerabilidade, devido ao impacto da crise a partir de 2009”.
Sérgio Aires alerta ainda para o facto de a crise, a par das medidas de austeridade, estar a agravar a já difícil situação de crianças e idosos em Portugal: “Se a pobreza infantil e a dos idosos já era um problema bastante grave, actualmente é ainda mais grave”.

> … e alastra o desemprego. Número de inscritos nos centros de emprego em Portugal sobe 25% em Junho em termos homólogos. No final do mês de Junho eram assim 645.995 os desempregados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Por regiões, o número de desempregados inscritos aumentou em todas elas, com destaque para os Açores e Alentejo, mas Lisboa e Vale do Tejo e Norte continuam a ser as regiões com mais inscritos.

> Mas há sempre as excepções… Os assessores dos gabinetes dos ministros que entraram ao serviço a 21 de Junho de 2011 receberam subsídio de férias no mês de Junho. A justificação dada para conceder esta prestação complementar deve-se, segundo o jornal, ao facto de, ao fim de seis meses, estes funcionários já terem adquirido o direito ao subsídio e a suspensão decretada pelo Orçamento do Estado, que entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2012, “não tem efeitos retroactivos”.

> … para as pessoas do arco do poder. Presidente da RTP beneficia de regime de excepção no salário.

Como temos vindo a alertar há anos, as consequências de uma governação à vista e insensível, estão cada vez mais patentes: pobreza, desemprego, falência e um fosso crescente entre ricos e pobres e entre protegidos e desprotegidos.

A teimosia da persistência nos cortes e no atrofiamento económico, e as erradas políticas fiscais e laborais, por um lado, e a falta de um projecto que vise a aposta na produção nacional, por outro, só têm vindo a aumentar o desemprego e as falências. E com estes, a ameaça de pobreza que já aflige cerca de metade da nossa população.

Como se esses sinais não bastassem para nos assemelhar a um país de terceiro mundo, o fosso entre as pessoas encostadas à pobreza e os que estão cada vez mais ricos – muitas vezes beneficiando de economia paralela, favorecimentos e negócios ilícitos – não pára de se acentuar. E não são alheios a este estado de coisas os vergonhosos e sistemáticos regimes de excepção e favorecimentos que afectam sempre as pessoas ligadas à área do poder. É que o exemplo deveria vir de cima…

> CRIMINALIDADE <
> Porque não 50?… Uma jovem interceptada 42 vezes pela PSP nos últimos cinco meses por suspeitas da prática de crimes de furto a turistas em Lisboa ficou em prisão preventiva, informou hoje a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa. De acordo com informação disponibilizada na página da internet da PGDL, a jovem, de nacionalidade estrangeira, está fortemente indiciada pela prática de um crime de furto em transporte público, agravado pelas circunstâncias em que ocorreu e por esta prática constituir o seu modo de vida.

Quarenta e duas vezes apanhada para ser presa? É caso para perguntar porque não chegar a um número mais redondo… Mas afinal o que leva a que uma jovem, que faz do furto o seu modo de vida, possa estar incidir 41 vezes no crime e continuar em liberdade? Será por ser estrangeira? Será o eterno complexo de “xenofobia” e “racismo”? Afinal, ela está cá para fazer o “trabalho” que os portugueses não querem fazer, mostrando mais um benefício da imigração desregrada.

> ECONOMIA <

> EDP sempre a lucrar. «Tivemos uma subida nas renováveis, queda no Brasil e estabilidade na Ibéria. Neste semestre o forte crescimento nas renováveis é anulado pela queda no Brasil», sublinhou o presidente da EDP, António Mexia, em conferência de imprensa de apresentação dos resultados. A EDP fechou o primeiro semestre do ano com lucros de 582 milhões de euros, menos quatro por cento do que no mesmo período do ano passado, revelou a eléctrica em comunicado enviado ao regulador do mercado.

Em apenas seis meses e em cenário de grave crise económica. A pergunta, mais uma vez faz sentido: porque se privatiza uma empresa destas? É que além de dar lucro ao Estado, trata-se ainda de um sector vital, de importância estratégica para a nossa soberania e economia. (PNR)

Sem comentários: