terça-feira, 11 de maio de 2010

Os anti-praxe no Cortejo da Queima das Fitas


É sabido que por Coimbra, ainda existem alguns anti-praxistas, normalmente ligados a alguns sectores de extrema-esquerda, com ligações aos grupos que recentemente ameaçaram de morte o Presidente da Republica e o Primeiro-ministro. São grupos formados por portugueses e não só e com fortes ramificações nos bairros problemáticas e ao consumo de droga.
Já tínhamos detectado em Coimbra a ligação de alguns espanhóis a esses grupos conotados com movimentos anarquistas, mas fazem amizades em muita gente do BE e nalgumas franjas do PCP.
Apesar do reforço da vigilância por parte da PSP ter dado frutos, ainda assim dez das 99 viaturas que participaram no desfile foram alvo de fogo posto.
A táctica já não é nova e sempre foi usada pelos anti.praxistas, aqueles que são contra a “violência” da praxe e depois praticam actos ainda mais violentos. Aqueles que são contra a praxe, mas é vê-los no dia do cortejo a mendigar bebidas aos ocupantes dos carros.
Nesta queima o acto criminoso foi encomendado a um cidadão espanhol, que ajudado pela droga, movido pelo ódio e ao abrigo do Programa Erasmus, tentou fazer parar a Queima.
Sosseguem o grelo a Queima está para durar, porque é dos estudantes é do povo de Coimbra. Porque SÓ FITAS SÓ CAPAS.

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que se está a fazer uma certa confusão entre tradições culturais, costumes e usos académicos, que se podem designam genericamente por praxe; e esse outro sentido mais moderno que tomou a palavra nas últimas décadas, em que por vezes se atingem extremos impunes de actos violentos, descontrolados, humilhantes, vergonhosos, estúpidos e cruéis; praticados por uns estudantes sobre outros! Basta ver o número de casos de estudantes mortos, hospitalizados ou agredidos nas últimas duas décadas! Conheci um caso real de uma Universidade Pública em que mais de 1/3 dos estudantes "caloiros" fugiam das residências académicas criadas e pagas pelo Estado, por não conseguirem aguentar o que lá se passava!
Deixo aqui umas ideias:
- Nem toda a gente que não concorda com esse outro "sentido moderno da praxe" é de "extrema-esquerda", vândalo e "fumador de drogas"!
- Eu concordo a aprecio actividades como desfiles, actos culturais tradicionais, serenatas, fado, festividades, rituais de iniciação equilibrados, trajes e indumentárias; etc...; mas não com essas outras que referi!
- Quem faz esses actos extremistas como vandalismo e fogo posto, deve ser preso e punido pelo Estado, exactamente como esses "Pseudo-Veteranos" que humilham, ameaçam ou espancam! Juntem-nos numa mesma cela, para eles se entenderem e ficarem amigos!