segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Realizou-se a V Convenção Nacional do PNR

Decorreu no Hotel Diplomático, em Lisboa, no passado sábado, 20 de Outubro, a “V Convenção Nacional do PNR”, que preencheu quase 10 horas de intenso e participado debate.



Após a recepção aos participantes e as devidas credenciações, iniciou-se a Convenção, pontualmente às 10:30 horas, cabendo ao Presidente da Mesa, Paulo Rodrigues, a abertura e orientação dos trabalhos que se prolongaram até quase às 20:00 horas, quando declarou o encerramento desta reunião magna do PNR.

O primeiro módulo, consistiu em duas apresentações de carácter retrospectivo do mandato que terminou nesse dia e, de analise do presente momento na vida do PNR. A primeira intervenção, da autoria do Vice-Presidente, Pedro Frade, coube a José Pinto-Coelho, em substituição do autor, que se encontrava na Hungria, em representação do PNR no 1º Congresso da AEMN. A segunda, coube a João Pedro Amaral, que mais uma vez fez uma eloquente exposição do activismo do PNR, dos desafios futuros e do Nacionalismo Renovador.

Findas as apresentações, houve um espaço para intervenções dos militantes, que se revelou bastante participado como, aliás, viria a ser o tom de toda a jornada de trabalhos.

Prosseguiu-se com o tema da revisão e alteração aos Estatutos, apresentado por Joaquim Santos, que explicou aos presentes as linhas gerais que presidiam a estas alterações e que se prendiam com uma melhor adequação dos mesmos à realidade do PNR, e ainda, com outros ajustes que o próprio decorrer do tempo impõe que se façam. De salientar, a principal alteração, que amplia os mandatos de 3 para 4 anos. Procedeu-se, após um debate, à votação e aprovação das alterações.

Da parte da tarde, o Presidente da Mesa, Paulo Rodrigues, reiniciou os trabalhos, passando-se assim à apresentação de comunicações e moções, tendo sido a parte mais participada e interventiva de toda a jornada. Como última intervenção, coube a José Pinto-Coelho, como primeiro subscritor da única lista candidata aos órgãos nacionais e autora da moção de estratégia “Nacionalismo Renovador, para o Futuro” a sua apresentação.

Procedeu-se, seguidamente à votação das moções e encerrou-se assim este bloco do programa, fazendo-se um breve intervalo.

Por fim, procedeu-se à apresentação da lista aos órgãos nacionais do PNR para o novo mandato – agora de 4 anos – por parte do seu primeiro subscritor e novamente candidato a Presidente do PNR. Desta lista que reconduziu vários membros dos órgãos anteriores e apresentou muitos outros novos, destacou-se a eleição de João Pedro Amaral como novo Secretário-Geral, de João Patrocínio e Vítor Ramalho, que integram a nova Comissão Política Nacional, e de Mafalda Bastos que assume a Presidência do Conselho de Jurisdição.

Votada a lista e reconduzido pela quarta vez na qualidade de Presidente do PNR, José Pinto-Coelho proferiu o discurso final no último módulo do programa que incluía também a tomada de posse dos membros dos órgãos e tinha caracter aberto a não militantes e à comunicação social. Esta, mais uma vez, não obstante o contacto feito por alguns órgãos de imprensa ao gabinete de Imprensa do PNR, acabou novamente por primar pela ausência num puro acto de boicote e censura democrática.

Pouco antes das 20:00 horas, com um atraso em relação ao previsto, por via da intensa participação, o também reconduzido Presidente da Mesa, Paulo Rodrigues, deu por terminada a Convenção do PNR.(PNR)

Sem comentários: