quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Figueira da Foz - O sável e a lampreia dão o mote para festa gastronómica
Ao todo são 32 restaurante que vão participar no Figueira Gastronómica 2009, cujo primeiro evento começa já amanhã, prolongando-se até dia 1 Março, com as atenções centradas na lampreia e o sável. São 13 (dos 32) os restaurantes que aderiram a esta iniciativa de estreia, a saber, Caçarola-1, Caçarola Dois, Casa da Marquinhas, Dory Negro, Lisfoz, Lota Nova 1, Lota Nova 2, Marveja, New Burguer, Núcleo Sportinguista, O Barracão, O Grazina, Teimoso e Trancosense.
Terminado este primeiro festival, segue-se o dedicado aos peixes tradicionais, de 2 a 11 de Abril, a festa da sardinha, de 1 a 30 de Junho; os mariscos, de 16 a 26 de Julho; as caldeiradas, de 3 a 13 de Setembro e, a terminar, o bacalhau, de 10 a 23 de Dezembro.
Como é sabido, a Figueira da Foz é conhecida pela riqueza e variedade da sua gastronomia, com uma inerente ligação ao mar. Uma realidade que constitui uma mais-valia que urge valorizar, em prol da atracção turística e da promoção da cidade e da região.Com esse objectivo em perspectiva a Figueira Grande Turismo (FGT) e a Associação de Hotelaria e Restauração do Centro (AHRC) têm vindo a desenvolver vários eventos, com vista à dinamização, ao longo do ano, do sector, numa intrínseca associação com os produtos da costa marítima ou com ligações à história figueirense.
O Figueira Gastronómica é, assim, um projecto que engloba vários eventos gastronómicos, ligados entre si por um elemento emblemático que é o peixe, e que vão decorrer entre Fevereiro e Dezembro.
FONTE
Etiquetas:
Cultura e Identidade,
Figueira da Foz,
Figueira Gastonómica
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário