terça-feira, 16 de março de 2010

Do Presidente aos Nacionalistas | Março de 2010


Aproxima-se a passos largos o dia 12 de Abril, data esta, em que o PNR completa 10 anos de vida.

Ao assinalar esta efeméride maior para o Nacionalismo em Portugal, parece-me oportuno tecer algumas ideias sobre o assunto, desde logo porque não podemos passar ao lado de uma realidade inquestionável: o PNR é o projecto Nacionalista do pós 25 de Abril, mais duradoiro e credível.

Diversos grupos e movimentos de várias tendências e objectivos distintos têm surgido e desaparecido. Houve projectos mais efémeros ou mais duradoiros; mais herméticos ou mais abertos; mais sectários ou mais abrangentes; mais orientados para objectivos e alvos específicos ou mais generalistas; mais discretos ou mais mediáticos; mais inconsequentes ou mais fecundos…

Houve momentos de maior deserto e outros de maior vigor no seio Nacionalista em Portugal. Houve grupos que se entenderam e coexistiram, mas já outros, infelizmente, mais não têm feito que se pelejar com aqueles que seriam seus pares, teórica e potencialmente.

Esse tem sido, afinal, o panorama da Área Nacional das últimas quase quatro décadas. Num cenário feito de desentendimentos, disputas e falta de unidade a partir do seu interior, de falta de meios, e de “guetização” ou pura perseguição por parte do sistema, a verdade é que ao longo destes anos, tem havido sempre pessoas dispostas a combater e dar a cara e sacrificar-se por este ideal Nacionalista que, ainda que derrotado, nunca morrerá e, mais tarde ou mais cedo terá a sua Hora!


É de louvar o contributo de tantos de nós que, com determinação e sem esperar vitórias nem quaisquer tipos de recompensas, souberam compreender que a maior derrota é não ousar; é não tentar; é não lutar!

Com este testemunho e obra feita, num somatório de tentativas e de experiências, de erros e de sucessos, hoje há uma fundada esperança para o Nacionalismo em Portugal!

É meu entender que, após inúmeros momentos mais ou menos assertivos, o panorama é hoje de esperança e respira cada vez mais maturidade no seio Nacionalista.
Juntos, temos vindo a consolidar o projecto, a superar etapas e a unir esforços com um objectivo definido.

Hoje, apesar de todos os pesares, o PNR é um Partido com 10 anos de vida – o que não é nada para um partido, mas muito para um partido sem meios e sobretudo para um projecto Nacionalista – e que está consolidado e apostado no crescimento aos mais diversos níveis. O PNR é e deve ser o ponto de encontro de todos os Nacionalistas: o menor denominador comum entre as aspirações e convicções dos Nacionalistas de Portugal!

Hoje, o PNR, mais maduro e credível, constitui uma plataforma de unidade Nacionalista, na qual todas as pessoas empenhadas em algo sério e todas as tendências da Área Nacional têm lugar, sem se sentirem intimidadas ou excluídas.

Neste ano de 2010, passada que foi a IV Convenção Nacional e à beira da Celebração dos 10 anos de idade, posso afirmar, em consciência que o PNR deu mais um passo importante no sentido da maturidade e da credibilidade.

Creio que, desse modo, todos aqueles que de alguma forma e em algum momento contribuímos para que o PNR seja uma realidade, estamos assim de parabéns!


José Pinto-Coelho | 15 de Março de 2010

Sem comentários: