terça-feira, 6 de abril de 2010

Connosco, Portugal será seguro.


Os problemas de insegurança na Baixa de Coimbra há muito que deixaram de ser novidade, particularmente no período da noite, quando as lojas encerram e aquela zona fica praticamente deserta. No entanto, mesmo durante o dia, há zonas mais problemáticas, onde os cenários de degradação humana podem chocar os mais desprevenidos.
O incómodo pelo mau ambiente que se criou em algumas ruas da Baixa da cidade afecta a maioria dos negócios e o que gere não é excepção. À boca pequena, de todos os negociantes com quem falámos, ouvimos as mesmas queixas, particularmente naquela rua onde, dizem, a maioria das prostitutas arrenda quartos. «Antigamente, era mais discreto, e como o movimento de pessoas na rua era muito maior, não se percebia tanto». Mas agora, aponta Maria do Céu David, «zaragatas, brigas, insultos e palavrões» são recorrentes e afastam os poucos clientes que ainda resistem.
Mais uma vez a segurança e a degradação da baixa são noticia. Sempre denunciamos e apoiamos os comerciantes que a cada dia que passa vêm os seus negócios definharem. A culpa não morre solteira porque sabemos bem a quem apontar o dedo. Os políticos do sistema estão mais preocupados em proteger as grandes superfícies que o comércio tradicional.
Os políticos do sistema estão mais preocupados em proteger os criminosos que as vitimas.
Porque é a primeira das liberdades, a segurança dos Portugueses terá que ser restabelecida. Todos os crimes e delitos serão combatidos eficazmente, as penas aplicadas serão cumpridas, os bandos de delinquentes desmantelados e as nossas fronteiras serão rigorosamente controladas. As leis portuguesas devem ser aplicadas em todo o território nacional, inclusive nos bairros degradados e conflituosos, onde hoje a polícia não entra. Os crimes de sangue, tráfico de droga, violação de menores e de imigração ilegal devem ter penas adequadas. A Polícia e a Justiça terão os seus meios reforçados.

Connosco, Portugal será seguro.

Sem comentários: