segunda-feira, 12 de abril de 2010

POR AMOR DE DEUS, AJUDEM OS COMERCIANTES!




“Ó Luís queria pedir-lhe um favor. Como sabe, estou sem licença do Banco de Portugal para passar cheques –passei um pré-datado a um fornecedor e, como também ele estava apertado de finanças, colocou-o à cobrança no banco antes da data e o cheque foi devolvido.
Agora, estou para receber uma encomenda, com pagamento a 90 dias, mas só ma entregam contra a entrega de um cheque. Pode emprestar-me um? Depois, antes da data do vencimento –daqui a 90 dias- vou lá pôr o dinheiro do banco para cobrir o montante.”
Este pedido foi-me solicitado há minutos por um meu amigo e colega comerciante daqui da Baixa. O que faria você se estivesse no meu lugar? É difícil não é? Pois! Naturalmente que tive de negar. Mas estou para aqui com um sentimento de impotência que só me apetece chorar.
Como é que foi possível chegarmos a esta situação tão confrangedora? Não tenho palavras para descrever o que sinto. É um homem que trabalhou toda a vida no comércio.
A quantas portas foi ele bater, antes de vir à minha, e que também lhe disseram não? O que está ele a sentir neste momento? O que vai fazer a seguir? Se puder, por um momento, coloque-se no seu lugar. Sinta as suas dificuldades. Imagine o seu sentimento de impotência para resolver os seus problemas. Não é difícil que, no seu escritório, estará a chorar desalmadamente. E se faz uma asneira?
Contem a todo o momento que vai haver actos tresloucados no comércio em todo o país. Esperem para ver o que vai acontecer…

FONTE

Sem comentários: