quinta-feira, 17 de setembro de 2009

DREC irredutível em transferir alunos do Senhor das Almas


Uma comitiva de mais de 40 pessoas, incluindo crianças, realizou ontem uma viagem infrutífera, desde Senhor das Almas, Oliveira do Hospital, até Coimbra, onde ouviram, da boca da Directora Regional de Educação, a decisão definitiva de que os alunos dos 3.o e 4.o nos de escolaridade terão que frequentar as aulas na vizinha localidade de Nogueira do Cravo.
Esta notícia não nos pode deixar indiferentes uma vez que é mais uma mostra da forma como PS e PSD tratam a educação e prova que os discursos inflamados destes dois partidos em vésperas de eleições, não passam de falácias para angariar votos.
PS e PSD têm a mesma visão economicista da educação e não hesitam nem hesitarão em fechar mais escolas no futuro. Pouco lhes interessa se vão prejudicar a qualidade de ensino ou a vida das crianças, afinal por decreto-lei, por fax e nem que seja a um domingo, qualquer um se pode formar neste país.
Os fundadores do actual regime viram na Educação um instrumento essencial para mudar a sociedade e criar o "homem novo". Ao longo de três penosas décadas experimentou-se toda a sorte de teorias românticas, construtivistas e xuxiialistas. Inculcou-se a ideia de que o ensino deve basear-se no princípio do prazer, sendo mais importante a diversão dos alunos do que a aprendizagem das matérias. Os castigos escolares foram reduzidos ao mínimo ou substituídos por acções de recuperação. Os exames, os trabalhos de casa e outras provas afins foram igualmente reduzidas, ou mesmo banidas, por serem no entender dos “cientistas da educação” uma fonte de stress para os alunos.
O Estado tem sufocado em Portugal a liberdade de ensinar e de aprender, condicionando política e ideologicamente as técnicas didácticas e os próprios manuais escolares. Parece que toda a “máquina” da Educação está ao serviço do laicismo, do republicanismo e do xuxialismo.
No espaço de poucos anos, passou-se de uma “escola centrada no professor” para uma “escola centrada no aluno”. Foi pior a emenda que o soneto. O PNR entende que é preciso construir uma escola centrada no conhecimento, no saber e na aprendizagem das matérias.

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