domingo, 29 de novembro de 2009

Fábrica gerida por trabalhadora triplica facturação

A fábrica de confecções de Arcos de Valdevez comprada por um euro por uma trabalhadora, após uma tentativa de deslocalização para a República Checa e o desaparecimento dos proprietários há 5 anos, «fintou» a crise e já quase triplicou a facturação.
«O segredo está no trabalho, na qualidade e na procura incessante de novas encomendas e novos nichos de mercado», avançou à Lusa, Conceição Pinhão, a trabalhadora que liderou a luta contra a deslocalização da empresa e que até conseguiu convencer os patrões alemães a venderem-lhe a fábrica pela módica quantia de um euro.
A Afonso - Produção de Vestuário opera há 20 anos na Zona Industrial de Paçô, em Arcos de Valdevez. A sua gestão é assegurada por Conceição Pinhão desde 29 de Novembro de 2004, dia em que os patrões, dois empresários alemães, «desapareceram» depois de uma tentativa frustrada de deslocalização.
Na altura tinha 89 trabalhadoras, agora tem uma centena. A fábrica dedica-se sobretudo à confecção de camisas.
Fechou 2005 com um volume de negócios de cerca de meio milhão de euros e, para este ano, a previsão aponta para mais de 1,3 milhões. (AF)

Sem comentários: