sábado, 28 de novembro de 2009

Mais casos pontuais


Mega operação, desencadeada pela Polícia Judiciária de Coimbra, resultou na detenção de oito indivíduos, suspeitos de tráfico de droga. Em causa estará uma “célula” particularmente relevante no quadro da distribuição e revenda de estupefacientes na cidade, bem como os seus fornecedores habituais, oriundos da zona de Guimarães.

A investigação policial, segundo apurámos, começou há cerca de seis meses, num quadro de combate ao tráfico de droga na cidade e na região e “desdobrou-se” em duas fases, relativamente à intervenção no “terreno”. Assim, na semana passada, Coimbra foi “passada a pente fino” e, esta semana, os investigadores da Polícia Judiciária “subiram” rumo ao Norte e centraram as suas atenções em Guimarães, numa operação que começou na madrugada de quinta-feira e se prolongou ao longo de todo o dia.

As primeiras “demarches” envolveram, segundo apurámos, um conjunto de buscas domiciliárias, efectuadas em várias zonas da cidade de Coimbra, umas já sobejamente conotadas com o tráfico de estupefacientes, outras nem por isso. Taveiro, Alcarraques, Bairro da Rosa e Bairro do Loreto fizeram parte da rota dos mandados de busca que a PJ concretizou e que culminaram com a detenção de três suspeitos.

Em causa estão duas mulheres e um homem, com idades entre os 24 e os 40 anos. Apenas a mais nova das mulheres (24 anos) não tinha cadastro por este tipo de crime. Presentes para primeiro interrogatório judicial, o homem ficou, por ordem do juiz, em prisão preventiva e as duas mulheres obrigadas a apresentações trissemanais no posto policial da sua área de residência.

Mas, para além da detenção dos três suspeitos, que constituiriam a “face visível”, em Coimbra, de um complexo circuito dedicado ao tráfico de droga, a PJ apreendeu ainda cerca de 150 doses de cocaína e heroína, uma arma (caçadeira) em situação ilegal (sem documentos) e ainda 20 mil euros em dinheiro “vivo”, que se presume ser resultante da transacção de estupefacientes. Foram ainda apreendidas quatro viaturas de gama média.

Com a detenção deste trio de Coimbra, a investigação subiu no terreno e na “hierarquia” do tráfico, em busca da “fonte de abastecimento”, ou seja, dos responsáveis pelo fornecimento habitual aos traficantes de Coimbra. Uma “viagem” que conduziu os investigadores até à zona de Guimarães, numa investigação que a PJ reconhece «de grande complexidade», tendo em conta a «localização e organização familiar dos responsáveis por esta actividade ilícita e o elevado grau de alerta dos intervenientes, que em tudo procuraram dificultar a acção dos investigadores», adianta a Directoria do Centro da PJ, sublinhando ainda o facto de alguns dos suspeitos «possuírem antecedentes criminais» por tráfico de estupefacientes.

Em Guimarães, numa operação que contou com a colaboração da PSP local, a PJ de Coimbra procedeu à detenção de mais cinco alegados traficantes, com idades compreendidas entre os 35 e os 44 anos. Entre os detidos encontra-se, segundo apurámos, um casal de etnia cigana, que será o responsável número um pelo circuito de abastecimento, relativamente ao qual contavam com a colaboração estreita de um segundo casal e de um outro indivíduo, com quem manteriam uma relação de estreita confiança. Seria este trio que garantia um conjunto de diligências na organização do “negócio”, nomeadamente a entrega de “mercadoria” aos clientes.

Os cinco detidos foram ontem presentes para primeiro interrogatório judicial e o casal “cabecilha da organização” ficou em prisão preventiva, muito embora a mulher possa, quando houver condições nesse sentido, ficar com pulseira electrónica. Os restantes três estão em liberdade, obrigados a apresentações semanais às autoridades.

Mais casos pontuais, com os protagonistas pontuais do costume e com as medidas de coação do costume, como sempre muito pontuais.

FONTE

Sem comentários: