terça-feira, 16 de dezembro de 2008

BASTA DE CRIMINALIDADE

Talvez venhamos a ser acusados, de quase diariamente reproduzirmos aqui notícias sobre criminalidade. Sabemos no entanto que a segurança é das primeiras prioridades do ser humano e que o que à pouco tempo temíamos é hoje uma dura realidade. Hoje todo o distrito de Coimbra e toda a Zona Centro, sofrem diariamente, com o crime. O sistema apesar dos super policias, dos super tribunais, não consegue terminar com o flagelo. A questão está sobretudo nas leis e na sua forma de aplicação, que deixam a policia de mãos atadas e fazem as delicias de certos magistrados, mais preocupados com os direitos humanos dos criminosos do que com o os das vitimas.

Tememos mesmo que face a todos estes brandos costumes usados na lei e na sua aplicação, nos traga um dia acontecimentos como os habituais em França e agora expandidos para a Grécia, onde a escumalha coloca com facilidade um país em estado de choque.
Passemos a factos e vejamos as notícias que fazem a capa dos jornais da região.
Homicida, que se encontrava evadido de um estabelecimento prisional, foi detido com a mãe e a companheira, pela presumível autoria do crime de tráfico de estupefacientes.
Desconhecidos assaltam capelas e igrejas nos concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil, utilizando o mesmo “modus operandi”.
Uma invulgar onda de assaltos a instituições está a acontecer um pouco por todo o distrito de Viseu.
Esta e dezenas de pequenos furtos, que nem sequer são participados tornaram o Distrito e a Região em lugares pouco seguros.
Um homem de 25 anos, em liberdade condicional, foi apanhado de novo a furtar bens numa casa de férias da Figueira da Foz.
Uma mulher, de 42 anos, foi ontem ao fim da tarde, encontrada degolada na casa de banho de um apartamento, localizado no Bairro de Santa Eugénia, em Viseu. A agente imobiliária terá sido vista pela última vez com vida, por volta das 17h30m, altura em que se preparava para ir mostrar a residência a um possível cliente.
Lembro que ainda à meia dúzia de anos era seguro andar de noite nas ruas de Coimbra, hoje e graças às políticas do sistema é um risco muito grande.

Sem comentários: