segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Clínica ameaça 100 de desemprego


Perante a ameaça de falência da Unidade de Saúde de Coimbra, uma centena de trabalhadores vai discutir o seu futuro, hoje à tarde, num plenário convocado pelos sindicatos dos Enfermeiros e dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria.
A reunião tem por pano de fundo o atraso no pagamento de salários e o pedido de insolvência da empresa, feito ao Tribunal de Comércio de Lisboa por um fundo de investimento imobiliário, do Grupo Espírito Santo, que é credor de rendas do imóvel onde está instalada a Unidade de Saúde de Coimbra (USC).
É muito provável que os trabalhadores decidam, hoje à tarde, deslocar-se ao Governo Civil de Coimbra. O objectivo será pedir ao Governador civil, Henrique Fernandes, que convença o Governo a fazer o possível pela sobrevivência da USC e dos seus postos de trabalho. Vai ser mais uma caminhada em vão porquês muitos têm subido aquela ladeira, vêm com muitas promessas e compreensão, mas na pratica de mãos vazias. Não fazem parte de nenhum banco e ficam em lista de espera, em lista de longa espera.
A USC funciona no antigo edifício dos Correios da Avenida Fernão de Magalhães, no centro de Coimbra, e dá trabalho a cerca de 100 trabalhadores que, em muitos casos, são falsos recibos verdes. A administração da clínica, presidida por Alfredo Calvão, tem em dívida três ordenados e subsídios de férias e Natal de 2005, 2006 e 2007.

Sem comentários: