domingo, 25 de janeiro de 2009

Museu Nacional Machado de Castro reabre com criptopórtico

O criptopórtico romano disputou todas as atenções, esta sexta-feira, na reabertura parcial do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra. Na Primavera, já estará a funcionar em pleno, anunciou a secretária de Estado da Cultura.

O Museu Nacional Machado de Castro começou a ser devolvido ao público com a abertura do criptopórtico, pela primeira vez, na sua totalidade. Recorde-se que o projecto de ampliação e requalificação, da autoria do arquitecto Gonçalo Byrne, obrigou ao encerramento do espaço durante cerca de dois anos.

A estrutura romana, com 2000 anos, foi alvo de intervenções que, além de terem permitido alargar o espaço visitável, levaram à descoberta, por exemplo, de uma cloaca (rede de esgotos romana), no sector sul, como explicou o arqueólogo Ricardo Silva. Mais: possibilitaram a reconstituição, em formato 3D, do antigo fórum, da época do imperador Cláudio.

Os dois pisos que compõem o criptopórtico voltaram a ser percorridos no dia em que a secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos, deu como certa a abertura integral do museu nesta Primavera. Uma notícia recebida com agrado pelo vereador da Cultura da Câmara de Coimbra, Mário Nunes. "É um património que tem estado encerrado por necessidades de reconstrução e modernização, e vai passar a estar aberto a toda a população", disse, na visita ao criptopórtico, convicto de que "o museu é de importância mundial".

Antes da intervenção da secretária de Estado, o presidente da Câmara, Carlos Encarnação, já havia sublinhado que o espaço museológico "é um bem precioso demais para não estar aberto".
Fonte: JN

Sem comentários: