sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Onda de assaltos a centros de dia deixa idosos em pânico




Uma vaga de assaltos a centros de dia, liga de melhoramentos e juntas de freguesia das aldeias do concelho de Arganil, que se tem vindo a verificar nas últimas semanas, está a deixar em pânico as populações.

Esta quinta-feira de madrugada, o Centro Sociocultural e a Liga de Melhoramentos de Anseriz foram vandalizados por um ou mais indivíduos que levaram cerca de três mil euros em dinheiro, uma máquina fotográfica digital e tabaco.

Segundo Paulo Amaral, presidente da Junta de Freguesia e do Centro, o dinheiro era sobretudo proveniente do pagamento das mensalidades dos utentes que frequantam o Centro de Dia da instituição e o bar da Liga de Melhoramentos. A juntar aos prejuízos estão ainda um conjunto de móveis, portas e janelas danificadas.

Os habitantes da pequena localidade que ainda há poucos meses deixavam as chaves do lado de fora das portas estão apavorados. Os mais idosos, que na sua maioria vivem sós, receiam agora pernoitar sozinhos em casa e ontem apresentavam-se bastante ansiosos.

Há cerca de dois meses teve início na região uma onda de assaltos que começou por visar igrejas e capelas. Nas últimas semanas os alvos passaram a ser autarquias, colectividades e centros de dia.

Também ontem a Santa Casa da Misericórdia da Vila Cova de Alva, no mesmo concelho, foi assaltada. Depois de arrombada a porta de acesso ao escritório, a abertura do cofre foi forçada e de lá retirados cerca de 1300 euros. Apenas 500 eram em dinheiro, uma vez que o valor restante estava em vales das reformas dos idosos, entretanto cancelados.

Os núcleos de Intervenção Criminal e de Apoio Técnico da GNR de Arganil tomaram conta da ocorrência.

FONTE

Sem comentários: