terça-feira, 25 de agosto de 2009

Nacionalização já!


A empresa de montagem de carroçarias Marcopolo anunciou ontem de manhã que vai encerrar a unidade localizada em Eiras e romper, a 15 de Setembro, os contratos de trabalho estabelecidos com os 180 trabalhadores. A notícia foi dada durante uma reunião que a empresa teve com o Sindicato Nacional da Indústria e da Energia e a União de Sindicatos de Coimbra (USC).

«Foi a própria Marcopolo que solicitou a reunião com os sindicatos. Aí fizeram a comunicação de que a partir de amanhã [hoje], os trabalhadores iam receber em casa o anúncio da caducidade dos contratos de trabalho, que entra em vigor a 15 de Setembro», explicou o responsável da USC, António Moreira. «Disseram-nos que a decisão era irreversível e que se prendia com questões de mercado e não com motivos financeiros e económicos. É uma decisão que apenas se deve a uma lógica de lucro, o que é inacreditável», acrescentou o representante dos trabalhadores.

Durante a reunião, os sindicatos «manifestaram desagrado» e argumentaram que existe uma solução, que passa pela compra da unidade de Eiras por parte de um grupo estrangeiro, mas os responsáveis da Marcopolo «não mostraram interesse em negociar». «Deram uma resposta evasiva em relação ao tema do comprador interessado», lamentou António Moreira.

Os trabalhadores consideram que a Marcopolo tem condições para continuar a funcionar em Eiras e acreditam que a decisão de fechar portas tem a ver com um negócio mais lucrativo que a empresa pretende desenvolver noutro país.

O grande capital não tem Pátria e quando os lucros não atingem os números desejados não hesita em fechar portas e lançar para o desemprego centenas de trabalhadores.
Espera-se agora que o poder aja da mesma forma que agiu com os bancos e nacionalize esta fábrica que tem pernas para andar.

FONTE

Sem comentários: