quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Figueira da Foz - O sável e a lam­preia dão o mote para festa gastronómica


Ao todo são 32 res­tau­ran­te que vão par­ti­ci­par no Figuei­ra Gas­tro­nó­mi­ca 2009, cujo pri­mei­ro even­to come­ça já ama­nhã, pro­lon­gan­do-se até dia 1 Mar­ço, com as aten­ções cen­tra­das na lam­preia e o sável. São 13 (dos 32) os res­tau­ran­tes que ade­ri­ram a esta ini­ci­a­ti­va de estreia, a saber, Caça­ro­la-1, Caça­ro­la Dois, Casa da Mar­qui­nhas, Dory Negro, Lis­foz, Lota Nova 1, Lota Nova 2, Mar­ve­ja, New Bur­guer, Núcleo Spor­tin­guis­ta, O Bar­ra­cão, O Gra­zi­na, Tei­mo­so e Tran­co­sen­se.
Ter­mi­na­do este pri­mei­ro fes­ti­val, segue-se o dedi­ca­do aos pei­xes tra­di­cio­nais, de 2 a 11 de Abril, a fes­ta da sar­di­nha, de 1 a 30 de Junho; os maris­cos, de 16 a 26 de Julho; as cal­dei­ra­das, de 3 a 13 de Setem­bro e, a ter­mi­nar, o baca­lhau, de 10 a 23 de Dezem­bro.
Como é sabi­do, a Figuei­ra da Foz é conhe­ci­da pela rique­za e vari­e­da­de da sua gas­tro­no­mia, com uma ine­ren­te liga­ção ao mar. Uma rea­li­da­de que cons­ti­tui uma mais-valia que urge valo­ri­zar, em prol da atrac­ção turís­ti­ca e da pro­mo­ção da cida­de e da regi­ão.Com esse objec­ti­vo em pers­pec­ti­va a Figuei­ra Gran­de Turis­mo (FGT) e a Asso­cia­ção de Hote­la­ria e Res­tau­ra­ção do Cen­tro (AHRC) têm vin­do a desen­vol­ver vários even­tos, com vis­ta à dina­mi­za­ção, ao lon­go do ano, do sec­tor, numa intrín­se­ca asso­cia­ção com os pro­du­tos da cos­ta marí­ti­ma ou com liga­ções à his­tó­ria figuei­ren­se.
O Figuei­ra Gas­tro­nó­mi­ca é, assim, um pro­jec­to que englo­ba vários even­tos gas­tro­nó­mi­cos, liga­dos entre si por um ele­men­to emble­má­ti­co que é o pei­xe, e que vão decor­rer entre Feve­rei­ro e Dezem­bro.

FONTE

Sem comentários: