quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O PNR eo futuro do nacionalismo

Existem "nacionalistas" a quem a existência do PNR parece causar incómodo. Vai daí estão constantemente a arranjar desculpas para desacreditar o partido e o projecto que o acompanha. A mais comum é a da ligação ao nazismo e aos skinheads. É realmente um problema tremendo. A existência de nazis ou fascistas no PNR é uma desgraça, até porque o PNR devia ser arauto de um projecto "genuinamente português" que representasse um nacionalismo "cem por cento" lusitano. Eu não sei o que é isso, nem sei como seria possível. Qual é o problema de existir quem simpatize com o nacional-socialismo ou o fascismo no PNR? São menos nacionalistas por isso? E, quanto ao nacionalismo português de futuro, cem por cento garantido, onde é que ele está? Vem de onde? Vamos buscá-lo aos textos de Mestre Julião ou de Santo António? Sim, realmente é horrível a admissão de influências externas na ideologia de um partido. mas não deixa de ser curioso que, quem tem aversão ao nazismo (ideologia que queria um mundo cem por cento ariano - ou duzentos por cento) ache possível a construção de um nacionalismo cem por cento lusitano. Aí já não há radicalismo nem extremismo nem ideais purificadores. Apenas singela inocência.
Critica-se o PNR por não se ter demarcado dos Skinheads, por se ter deixado manipular por elementos mais radicais. Mas, por que razão deveria o PNR demarcar-se deles? De cada vez que um comunista ou um socialista comete uma ilegalidade o PS ou o PCP vêm demarcar-se dos sujeitos em causa? Se um militante do PNR apanhar uma multa de trânsito o partido deve demarcar-se? Ah, mas estes militantes queimaram o partido através da imagem que a comunicação social passou e tal. Não foram os militantes, foi a dita comunicação social. É por isso que cada dito nacionalista deve ajudar a limpar os estragos. Mas não. Em vez de se central na unidade, há muito bom "nacionalista" que prefere arengar contra o PNR e sonha secretamente (ou em voz alta) que o partido continue reduzido á expressão mínima nas próximas eleições, para depois poder dizer eu bem vos avisei. Não vos livrastes dos skinheads, aí tendes o resultado. Não são necessários divisionismos. Os "nacionalistas" que se encontram chocados com o facto de existirem nazis no PNR (ou fascistas ou identitários ou salazaristas ou seja lá o que for) podem sempre votar no PP ou no PND, bons partidos liberais e sérios (e sem skinheads9. Ou então fundam o seu próprio partido, exclusivamente português, que seja expressão de uma portugalidade cem por cento portuguesa, lusitana-tropical, uma coisa abrangente que dê voz a todos os que não gostam de importar ideologias estrangeiras, mas já não têm esse pudor quando se trata de importar bens de consumo (ah, mas a ideologia é outra coisa. Sim, claro).
Triste não é a existência de nazis no PNR ou a campanha de propaganda anti-nacionalista que a comunicação social tem vindo a fazer nos últimos anos. O que é mesmo lamentável é continuarem a existir nacionalistas que se comprazem em dividir porque só assim conseguem algum protagonismo. A sua especialidade é opinar e arranjar pretextos. Hoje, não gosto do PNR porque tem lá nazis. Amanhã acho que não é credível porque não acentua a matriz cristã da nacionalidade portuguesa (e há lá militantes pagãos). Depois de amanhã não me agrada muito porque não mantém contactos com congéneres estrangeiros e há que estar unido nesta Europa das nações. A seguir não gosto porque. É escolher. Felizmente, mesmo com tantos "defeitos" o partido vai manter-se. E em 2009 aumentará a votação. Independentemente dos modernos pensadores da moderna direita que não gosta de arcaísmos fascistas.

FONTE

Sem comentários: